O que são as Santas Missões Populares?


Nos últimos tempos, estamos vivenciando um esfriamento da Fé. Estamos acostumados a abrir as portas da Igreja e esperar que venham os fiéis. Ninguém se importa tanto com o outro. Um indicador disso é o grande número de igrejas que têm sido fundadas na tentativa de atender os anseios do povo, ficando nosso rebanho, a mercê de pessoas de más intenções. Esses são apenas alguns, dentre muitos outros problemas que enfrentamos e expressam a realidade em que vivemos, não diferente de muitos outros pontos desse grande Brasil.
Uma alternativa que demonstrou ter dado certo foi a experiência das Santas Missões Populares (SMP). É sabido que as “Missões falam alto ao nosso coração, falam alto ao nosso coração, fazem parte do nosso universo cultural e religioso, despertam novas energias, fazem sonhar”. As SMP pretendem estar mais perto dos anseios e das preocupações do povo, fazer uma profunda experiência de deus e estar também comprometida com a transformação da sociedade, das pessoas.

MAS O QUE SÃO AS SANTAS MISSÕES POPULARES?


UMA SACUDIDA – uma tomada de consciência do mundo que nos rodeia. Isso exige nosso compromisso como discípulos e missionários de Jesus cristo, conforme nos pede a Igreja, em especial, através do Documento de Aparecida (2007) – “Os discípulos por essência são também missionários, em virtude do Batismo e da Confirmação” (n. 377).
UM TEMPO ESPECIAL – deve estar a serviço do tempo normal da vida, abrindo caminhos para o dia-a-dia que virá depois; situado dentro do conjunto da pastoral, de acordo com a realidade de cada paróquia.
UMA ATUALIZAÇÃO DA MISSÃO DE JESUS CRISTO E O TESTEMUNHO DO SEGUIMENTO – é inspirar-se e viver a missão de Jesus hoje, através do estudo partilhado dos Evangelhos, levando a um seguimento que se torne prioridade na Igreja.
UM GRANDE RETIRO ESPIRITUAL POPULAR – é um retiro para sair da rotina e seguir por novos caminhos, com firmeza e sabedoria, que exige despojamento, docilidade interior e abertura ao Espírito Santo.
UMA EXPERIÊNCIA PROFUNDA E EXISTENCIAL DO DEUS TRINDADE DA BÍBLIA – é a experiência mística de Deus, vivida na própria história da comunidade, que nos leva a cultivar relações pessoais sinceras, fraternas e solidárias.
UM TEMPO ESPECIAL DE MISSÃO – toda a comunidade (paróquia / diocese) é convidada a colocar-se em estado de missão – a sair de si, e não apenas ficar esperando o outro, mas ir até ele e lhe mostrar a beleza do evangelho da vida, na vida, e com a vida. “ Somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, nele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação” (Documento de Aparecida, n. 10).
UM GRANDE MUTIRÃO EM DEFESA DA VIDA DE TODOS, DE PROFECIA E DE ABRAÇOS – é a opção clara pelos excluídos do ponto de vista econômico, social e cultural, ao estilo e opção de Jesus. É um tempo vivido com ternura e indignação ética. É para construir a vida, cidadania e dignidade para todos.
UM TEMPO ESPECIAL DE INTENSA E BONITA VIVÊNCIA ECLESIAL– cultivar a identidade eclesial, sentido a alegria pela pertença a Igreja Católica, num tempo de tantos ataques e humilhações. Buscar o ecumenismo dentro de nossa Igreja, com outras igrejas e com a sociedade toda, superando toda forma de fanatismo e agressividade.
As SMP são uma ocasião especial da graça de Deus, com diz o Padre Luiz Mosconi, grande idealizador e animador das SMP, “é tempo especial do abraço de Deus, da atualização da missão de Jesus, do despertar do povo, de sensibilizar este povo para um estado de Missões permanente”. “O tempo se cumpriu, o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa Nova.” (Mc 1, 15)

OBJETIVOS:

Descobrir e valorizar o que há de bom nas pessoas e nas culturas; ajudar as pessoas a darem um sentido verdadeiro à própria vida; convidar as pessoas a serem seguidoras de Jesus, num grande mutirão em defesa da vida e da cidadania; fazer crescer em qualidade e quantidade a caminhada das pequenas comunidades; viver a comunhão no pluralismo; zelar pelo meio ambiente e despertar nas pessoas o gosto pela missão. 


“NA FORÇA DA PALAVRA QUE É CRITO RESSUSCITADO, LANCEMOS AS REDES”!


Santas Missões Populares:
Santas, porque é a missão de Jesus que será atualizada e vivenciada pelos seus discípulos.
Missões, por causa do convite, do envio, é tempo dos enviados, de andar, de visitar, de testemunhar.
É Popular porque acontece no meio do povo, de suas culturas, seus costumes, porque é um chamado a descobrir no meio do povo sua capacidade de anunciar a Boa Nova.
Nas SMP acontecem visitas e mais visitas. Elas são feitas na gratuidade e convocam para a beleza das relações fraternas, solidárias, comunitárias. Acontecem celebrações, caminhadas, assembléias, vigílias de oração, incentivo de projetos alternativos (saúde, medicina popular, mutirões, caixas comunitárias, pequenas cooperativas, criação de organizações e associações populares, de acordo com cada realidade). Há crescimento da consciência crítica, há anúncios e denúncias, misericórdia e luta. Há finalmente, muito amor... Amor que nos impulsiona a continuar, a levar a todas as pessoas, o modo de ser e de viver de Jesus Cristo.

Fonte: http://wwwrccvarginhamg.blogspot.com.br/p/santas-missoes-populares-o-que-sao.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário